A terapia-alvo é um método de tratamento do câncer; é um tratamento sistémico – que atua sobre todo o organismo – que utiliza medicamentos alvomoleculares que atacam especificamente ou preferencialmente determinados elementos que são encontrados na superfície e/ou no interior das células cancerosas.
As possibilidades em terapias-alvo são diversas e serão aplicadas conforme as especificidades de caso, tipo de condição, extensão do tumor, entre outros fatores influenciadores; o que as une conceitualmente é que todas as suas variações alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara e em como ela irá interagir com as outras células.
Os medicamentos alvomoleculares podem ser utilizados de forma isolada ou em combinação com outras formas terapêuticas.
Ao pesquisar as células cancerígenas e como elas agem em seu ambiente, pesquisadores identificaram que mutações genéticas específicas contribuem para o desenvolvimento de tipo específicos de câncer; através desta descoberta, desenvolveram-se os medicamentos utilizados neste tipo de terapia, que atuam bloqueando ou desligando os canais genéticos que indicam as células como se desenvolverem e se multiplicarem, evitando que permaneçam no organismo e destruindo as estruturas presentes.
A terapia-alvo é considerada uma abordagem terapêutica para revolucionar o tratamento do câncer. Hoje, encontrar alvos específicos que medicamentos específicos podem atingir é uma base importante para o tratamento dos mais diversos tipos de câncer.
Pelo menos em teoria, o uso de medicamentos “projetados” especificamente para esse tipo de câncer poderia melhorar a precisão do tratamento, levando a melhores resultados e menos efeitos colaterais.
Embora a ideia de um medicamento direcionado ao tumor possa parecer simples, a abordagem é complexa e nem sempre funciona, além de só atuar no tratamento de alguns tipos de câncer que são atingidos pelo tratamento.
A maioria dos pacientes com câncer também requer outros tratamentos adjuvantes, muitas vezes em conjunto com outras modalidades, como cirurgia do câncer, quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal.
A SPERO é uma clínica oncológica que disponibiliza tratamentos para o câncer, abordando também a paliação e sobretudo a prevenção, sempre primando pelo atendimento personalizado e humanizado.