O tratamento radioterápico consiste na utilização de raios ionizantes, como raios-x, por exemplo, para destruir ou inibir o desenvolvimento de células anormais que formam um tumor, impedindo que se multipliquem. Essas radiações não são visíveis durante a aplicação. Ainda, o paciente não sente nada durante a aplicação da terapia.
Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios Gama ou Raios X) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia). Embora as células normais também possam ser danificadas pela radioterapia, elas geralmente possuem capacidade autoreparadora, o que não acontece com as células cancerígenas.
Antes do início da radioterapia é realizado um planejamento cuidadoso e individual, a fim de procurar preservar o tecido saudável, tanto quanto for possível. No entanto, sempre haverá tecido saudável que será afetado pelo tratamento, o que pode provocar alguns efeitos colaterais.
A radioterapia pode ser utilizada como o tratamento principal do câncer, como tratamento adjuvante (após o tratamento cirúrgico), como tratamento neoadjuvante (antes do tratamento cirúrgico), como tratamento paliativo, para alívio de sintomas da doença como dor ou sangramento e para o tratamento de metástases.
A SPERO é uma clínica oncológica que disponibiliza tratamentos para o câncer, abordando também a paliação e sobretudo a prevenção, sempre primando pelo atendimento personalizado e humanizado.