TELEFONE

51 32767860

Whatsapp

51 93761567

Endereço

Rua Antônio Francisco da Rocha, 100 Azenha - Porto Alegre

ATENDIMENTO

Seg à Sex: 08h30 às 18h

Institucional

SPERO

CENTRO DE ONCOLOGIA

A SPERO é uma clínica oncológica que além de realizar atendimento Clínico Geral, também disponibiliza tratamentos para o câncer, abordando também a paliação e sobretudo a prevenção, sempre primando pelo atendimento personalizado e humanizado.

Médico Responsável

Dr. Rafael Cardoso França

Especialidade em: Medicina Interna - Oncologia Clínica
CRM 23937

Conheça o centro

Desde a sua fundação, a construção do Centro de Oncologia Spero vem sendo constantemente fortalecida e reforçada numa filosofia de atendimento humanizado, cientificamente correto, munido de transparência e valorização do que é sagrado para cada um.
 
E não há como esquecer de doses terapêuticas de alegria, mas sempre com respeito. Cada detalhe é importante para o atendimento dos pacientes, desde o primeiro momento no Centro, onde muitas vezes chegam ansiosos, até quando são liberados do seu atendimento.
 
Num constante e diário trabalho por transformar a Clínica num lugar de acolhimento, do setor administrativo ao assistencial, a Spero está sempre priorizando a tranquilidade, conforto e bem-estar dos pacientes e familiares durante as consultas, tratamentos e visitas em geral.
 
Este é o principal objetivo da Spero: ser um lugar de segurança, alívio e paz durante todo este processo.
O projeto “Spero” começou a ser idealizado em 2020, ao ficar mais evidente durante a pandemia que os atendimentos em Oncologia não congregavam qualidade científica, humanização e acessibilidade econômica.
 
Foi aí que a SPERO nasceu com a vocação de ser uma opção inovadora a tratamentos oncológicos, garantindo a qualidade científica e o atendimento humanizado. Formas mais justas de negociação, valorizando o trabalho desenvolvido e não se baseando em custos de medicamentos, são a essência desta nova fórmula da SPERO, em especial para quem não possui plano de saúde.
 
Ciente dos altos gastos na oncologia e com a crescente entrada de novas medicações o Centro de Oncologia tem buscado o equilíbrio entre boas indispensável dividir o seu foco de ação em 3 segmentos para todas as partes envolvidas nos cuidados aos pacientes:

PREVENÇÃO PRECOCE ATIVA (NÃO PREVENTIVA)

TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS ESPECIALIZADOS INDIVIDUALIZADOS

ABORDAGEM PALIATIVA INTEGRAL

PREVENÇÃO PRECOCE ATIVA (NÃO PREVENTIVA)

As ações de prevenção hoje em dia ainda partem de atos voluntários dos pacientes. Ou seja, o oncologista é passivo neste processo, esperando que o paciente tenha a iniciativa da procura, o que convencionalmente costuma ser a partir dos 45 anos. No entanto, muitos dos pacientes não seguem estas recomendações médicas, enquanto por outro lado outros se submetem a excessivos exames sem um adequado planejamento de rastreamento preventivo. Na Spero o processo de prevenção inicia com consultas de orientação e mapeamento a partir dos 30 anos e repetidas a cada 5 até os 50. Com este modelo, é possível criar um perfil (dossiê) do paciente e, de forma bastante antecipada, proporcionar uma orientação mais correta e eficiente. Este conjunto de medidas visa reduzir não só a incidência de neoplasias (Prevenção Primária), mas também auxiliar na contenção de custos com exames, muitas vezes feitos sem um planejamento adequado de prevenção oncológica (Prevenção Secundária).

Com este modelo inovador, a Spero contribui de forma pioneira para a prevenção do câncer, ao antecipar de forma ativa o processo, o que leva em última análise aos seguintes benefícios:

A prevenção do câncer na Spero tem papel protagônico.

Informação importante:

De acordo com a revista British Medical Journal, 37 milhões de mortes prematuras no mundo poderiam ser evitadas até 2025, se a população adotasse um estilo de vida mais saudável. Os números mostram a importância da prevenção e não somente do tratamento.

Hoje as Operadoras entendem que para cada 1 real gasto em prevenção, economiza-se 2 reais.  Clique para ler a reportagem de o Globo. 

“Valorizamos o que é sagrado para cada pessoa”

Tratamentos oncológicos especializados e individualizados

A escolha do melhor tratamento oncológico para o paciente com câncer é um ato complexo e único. Na vigência de inúmeras opções e combinações terapêuticas, tanto no que se refere a medicações, intervalos, tempos de infusão e diversos outros parâmetros, o oncologista precisa não só de conhecimento, mas também de muita experiência e uma certa dose de “feeling”. Diante de uma complexa imensidão de tratamentos, a oncologia ainda tem passado por constante revitalização de alvos terapêuticos, assim como reformatação dos tempos dos tratamentos: cirurgia, terapia sistêmica, radioterapia. Qual é a melhor sequência?

O conhecimento médico é extremamente dinâmico, com mudanças da noite para o dia, obrigando a uma constante atualização. A partir destes princípios, a prática oncológica na Spero é baseada em evidências que demonstrem o benefício dos protocolos instituídos, sempre em concordância com as operadoras de saúde, no intuito de preservar a saúde do trinômio – paciente, prestadora de serviço (Spero) e Operadora de saúde – e, neste sentido, a escolha de um tratamento oncológico sempre terá os seguintes fundamentos: :

Depois de feita a seleção do melhor protocolo oncológico sob o prisma científico, o Centro de Oncologia considera que o próximo aspecto importante é viabilizar os tratamentos do ponto de vista econômico. Diante disto, foi construída uma nova modalidade de negociação, que usa como base de cálculo o tempo planejado para cada protocolo quimioterápico e usa como base de cálculo o tempo planejado para cada protocolo. Diante disto, a Clínica adota uma postura de ruptura com paradigmas praticados hoje em dia. O objetivo não é combater práticas estabelecidas, mas permitir uma alternativa para usuários que não possuem planos de saúde privados e inclusive para operadoras que desejem mudar para o formato proposto.

Chama-se ao modelo de: Tabela Spero para tratamentos oncológicos. Venha até o Centro para ter maiores informações.

ABORDAGEM PALIATIVA INTEGRAL

Os hospitais vêm ficando cada vez mais lotados nas últimas décadas e isto se tornou muito mais evidente com o surgimento da pandemia em 2020. O sistema mostrou-se frágil e passível de colapso em meio a sutis aumentos da demanda. Neste contexto, os recursos humanos e econômicos têm sido exigidos a exaustão e por este motivo soluções são necessárias.

Mas, qual é o contexto?

O desemprego em elevação no Brasil obrigou a uma fatia expressiva da população a depender de atividades econômicas informais e com isto planos de saúde privados tiveram que ser abandonados. Como efeito colateral disto, o Sistema Único de Saúde acabou ficando saturado e consequentemente mais deficitário. Agora, na pandemia, o problema se agravou ainda mais.

No último século presenciou-se um aumento expressivo na expectativa de vida, graças aos avanços da medicina. Isto gerou um inchaço da população geriátrica e, como consequência disso, um incremento das necessidades em saúde. Mais doenças crônicas começaram a ser tratadas, por mais tempo e com maior dependência. Os custos vêm se multiplicando sem parar.

Infelizmente como consequência de tantas dificuldades surgindo, o aumento dos tempos de permanência em internações hospitalares se tornou uma prática corriqueira. Esta alternativa tem aumentado expressivamente os custos e as perdas econômicas, tanto para os hospitais como para os usuários que se encontram em fases produtivas da vida laboral.

Na visão da Spero uma das soluções está na desospitalização precoce e sem traumas, onde os pacientes possam retornar ao conforto do seu lar, a privacidade e intimidade de seu dormitório e aposentos, companhia de seus pets e familiares, sem perder o cuidado médico e de enfermagem, assim como o dos outros profissionais que fornecem seu atendimento.

Diante deste cenário, a Spero vem trabalhando num formato híbrido de “home care” e monitoramento remoto, através da tecnologia.

Então, como construir este modelo híbrido, distribuindo as responsabilidades a cada uma das partes do trinômio?

Consideramos que neste aspecto, é importante dividir o protagonismo em detrimento do paciente. Esta divisão seria uma corresponsabilidade entre: Família Spero Operadora de Saúde.

Open chat