A hormonioterapia, tal qual a quimioterapia, é uma modalidade terapêutica sistêmica, ou seja, que age em todo o organismo, que tem como objetivo inibir o crescimento do câncer através do impedimento do desenvolvimento de células dependentes do estímulo hormonal.
Algumas células tumorais possuem receptores para os hormônios sexuais como o estrógeno, progesterona e o andrógeno, e, em alguns tipos de câncer, como o de mama e de próstata, esses hormônios são responsáveis pelo crescimento e proliferação das células malignas. Através da retirada dos hormônios em circulação no organismo – método chamado de “privação” – ou pela introdução de substância que possua efeito contrário ao hormônio (antagonista), o tratamento visa neutralizar sua ação, bloqueando os estímulos hormonais nas células tumorais.
Geralmente, a hormonioterapia é associada a outros tratamentos contra o câncer, utilizada de forma combinada com a cirurgia oncológica, a radioterapia ou a quimioterapia.
A SPERO é uma clínica oncológica que disponibiliza tratamentos para o câncer, abordando também a paliação e sobretudo a prevenção, sempre primando pelo atendimento personalizado e humanizado.